close

Sinta-se livre das amarras do passado

Como-deixar-de-ser-prisioneiro-do-passado

Não é a toa que temos recebido cada vez mais notícias de pessoas em todo o mundo que tem sofrido de depressão. A doença tem se alastrado tanto, que já é considerada o mal do século. E a estimativa da Organização Mundial da Saúde é que a depressão ocupará o segundo lugar entre as causas de doenças e incapacidade no mundo no ano de 2020, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. O cálculo é de que haja atualmente mais de cem milhões de pessoas deprimidas no mundo.

São milhares de pessoas que, por muitas vezes, sorriem por fora e por dentro sangram. Tanta gente, e gente de toda idade e de toda classe. Mas por quê? Muitas perguntas. Muitas respostas. E muita gente morrendo.

Talvez tenha sido um trauma na infância. Talvez tenha sido a perda de um ente querido. Talvez, um casamento destruído. Ou quem sabe, uma vida marcada por tanto sofrimento e uma sequência dolorosa de acontecimentos que hoje, a impossibilita de ver e viver uma vida diferente.

Ou não. Talvez a pessoa seja uma pessoa bem sucedida. Talvez tenha conquistado o emprego dos sonhos, tenha um casamento perfeito, viaje duas vezes ao ano e seja reconhecida perante a sociedade. E ainda assim, não consegue se livrar da tristeza e do vazio dentro do peito.

O seu passado pode ter sido devastador. Talvez muitas coisas não tenham saído como o planejado. Ainda assim, existe uma vida incrível para você. O primeiro passo é saber que assim como muitas coisas dependem e são resultado de nossas escolhas, também existem aquelas que independem. E tudo bem. Algumas perdas te ensinaram algo e te transformaram como pessoa.

O segundo passo é reconhecer. Reconhecer que você é um ser humano, e que por mais que você não queira, você erra. E que por sua natureza, você precisa ser e viver somente na dependência daquele que te criou. Quando penso nisso, lembro muito sobre a graça de Deus: favor imerecido, fruto do Seu amor incondicional por nós.

Muitas pessoas são impedidas de serem abençoadas e de viverem uma nova vida por estarem amarradas ao passado. Isso além de causar dor e vazio, as impedem de alcançar o futuro. O futuro que Deus tem para cada um de nós e que é construído no que se vive hoje, no presente.

O que tem te prendido ao passado? Talvez seja esse o questionamento que você se deva fazer hoje. Talvez não tenha dado certo ontem. Mas não significa que nunca dará. Entender que algo precisa ser mudado é imprescindível. A mudança às vezes assusta. Ela costuma confrontar e quebrar paradigmas. E para muitos, é vista como um risco.

Para o filho pródigo se tornar uma bênção ele teve que fazer mudanças em sua vida. A mulher do fluxo de sangue correu o risco de ser esmagada no meio da multidão. Josué teve que sair da zona de conforto para assumir o lugar de Moisés. Podemos citar vários exemplos bíblicos de pessoas que não se conformaram e assumiram o risco da mudança.

O excesso de passado talvez esteja te conduzindo para uma perspectiva irreal e mentirosa sobre sua própria vida. Livre-se dos medos, dos ressentimentos, das culpas. Perdoe. Se perdoe. E assuma o risco de viver uma nova vida.

Chore se preciso for. Peça ajuda se preciso for. E lembre-se que Deus, ainda assim, derramará sobre sua vida uma porção generosa da graça e do amor dEle. Atente-se aos detalhes. Mude no hoje e livre-se das amarras do seu passado.

Compartilhe
Tags : destaqueLeituraReflexão;
Renata Vannier

The author Renata Vannier