close

Presenteie com criatividade: Ideias DIY para você fazer em casa e surpreender no Dia das Mães

pexels-photo-296878

“Mãe, na sua graça, é eternidade”. Com essa simples frase do poema “Para Sempre”, Carlos Drummond de Andrade foi capaz de resumir todo o significado que as mães possuem para cada um de nós. E não é à toa, afinal de contas, sejam elas biológicas ou de coração, as mães são como um porto seguro para seus filhos diante de toda a tormenta do mundo. Por esse motivo, nada mais justo do que presentear essa pessoa tão especial no Dia das Mães que está chegando. Mas se você está cansado dos presentes tradicionais comprados em lojas e gostaria de dedicar um pouco mais de tempo para criar seu próprio presente exclusivo, então esse texto recheado de ideias DIY com certeza poderá ajudá-lo!

Reaproveitando caixotes

Sua mãe possui algum cantinho na casa dela que está precisando de uma nova decoração? Que tal presenteá-la com pequenas prateleiras feitas a partir de caixotes reciclados? Além de contribuir com o meio ambiente evitando o descarte do material, você ainda poderá surpreender sua mãe com esse presente. Para fazer prateleiras como essas, você irá precisar de uma lixa própria para madeira, normalmente as de grão 220 e 330 são ótimas para obter uma superfície bem lisa, tinta acrílica na cor deseja, no caso desse exemplo foi utilizado o branco, e vasos de flor para decorar. Comece lixando bem os caixotes depois remova toda a poeira que ficou sobre eles. Na sequência, aplique uma camada de tinta, aguarde por cerca de 3 horas até que a primeira demão seque e, se necessário, aplique uma segunda demão. Para obter um efeito mais rústico, você pode dar uma leve lixada nos caixotes depois que finalizar a pintura. Complemente o presente com vasos da flor favorita de sua mãe!

Versatilidade dos paletes

Seguindo ainda com ideias sustentáveis, não poderíamos deixar de fora dessa lista de DIY um dos queridinhos do momento no universo da decoração: os paletes. Eles deixaram de ser meros acessórios para organizar estoques e conquistaram um lugar de protagonismo nas casas de muitas pessoas, podendo ser uma ótima ideia para você presentear sua mãe. Algumas das sugestões de peças feitas com paletes são sofás e mesas de centro, e para fazê-los você poderá precisar de dois ou três paletes, dependendo do tamanho que desejar, além de materiais para unir as estruturas, como pregos e parafusos, e rodinhas que permitam movimentar o móvel. Feito isso, basta adicionar uma espuma confortável e almofadas no caso dos sofás, ou revistas e itens decorativos no caso das mesinhas de centro. Sua mãe com certeza vai adorar ter um móvel novo feito exclusivamente para ela!

A beleza das plantas

Se sua mãe é daquelas que adora cultivar plantas mas está sem muito espaço para ter um jardim tradicional no momento, presenteá-la com um jardim vertical pode ser uma ótima ideia. Para isso, você irá precisar de latinhas de alumínio (é possível reaproveitar as de milho e ervilha, por exemplo) ou caixas de plástico, caso preferia criar uma pequena horta para sua mãe. Para pintar as latinhas, primeiramente remova o rótulo da embalagem e utilize um primer para metal, deixando o produto secar por cerca de 2 horas. Na sequência, aplique uma camada de tinta PVA ou esmalte na cor de sua preferência, espere até que esteja completamente seca, e finalize com a segunda demão. Feito isso, fure os fundos da latinha ou da caixa plástica para que a água possa escorrer e não apodreça a raiz das plantas. Finalize encaixando um ganho nas latinhas ou nas caixas para fixá-las a um suporte de madeira que servirá como estrutura para o jardim vertical.

A magia das velas

Para quem prefere apostar em um presente mais delicado e minimalista, as velas podem ser uma ótima escolha. Nesse caso o interessante é buscar diferentes suportes e recipientes para as velas, criando combinações variadas. Uma simples casca de ovo, por exemplo, já pode servir como suporte perfeito para você criar um kit de velas e encher sua mãe de orgulho. Para isso, será necessário lavar bem as cascas antes de utilizá-las e derreter a cera da vela para pingar delicadamente dentro da casca. Lembre-se de inserir o pavio no centro da casca. Outra opção interessante é usar as mesmas latinhas que podem servir para criar o jardim vertical como pequenas luminárias à base de velas. Aqui valem as mesmas dicas do tópico anterior: remova o rótulo da latinha, aplique um primer para metal e pinte a latinha com tinta PVA ou esmalte. Se quiser criar um efeito especial nas latinhas, basta furá-las com a ajuda de um prego e martelo, utilizando moldes dos desenhos que preferir. Depois é só inserir uma velinha no interior da lata para presentear sua mãe.

Asas à imaginação

Essas foram apenas algumas sugestões de presentes que você pode criar para fugir do comum nesse Dia das Mães. Além dessas ideias, existem muitas outras que podem ser interessantes, como por exemplo criar um painel de fotos da família, convidar sua mãe para decorarem uma parede juntos, entre tantas opções. O principal é soltar a criatividade e dedicar um tempo para sua mãe nessa data tão especial. Lembrando sempre que todo dia é dia de dizer para sua mãe o quanto ela é importante em sua vida!

Autor: Habitissimo Brasil

Compartilhe
Tags : destaqueDia das MãesDicaDIYPresentes
Renata Vannier

The author Renata Vannier