close
teresópolis (2)

Oie gente, tudo bem?

Às vezes, tudo o que a gente precisa é arrumar a mala e botar o pé na estrada, não é verdade? Quem é que não gosta de viajar? Ainda mais para lugares que nos inspiram e que nos trazem boas lembranças???

Desde pequena eu vivo na ponte aérea, Porto Velho –  Teresópolis, que fica ali, na região Serrana do Rio de Janeiro. Boa parte da minha família mora por lá então, e é quase que impossível ficar longe por muito tempo daquela cidade encantadora. Por anos morei por ali, o que acontece na verdade, desde a minha infância. E isso me fez amar aquele povo e região como uma Teresopolitana nata!

Sabemos que o estado não vive seus melhores dias e que Teresópolis ainda sofre muito desde a enchente avassaladora vivida em janeiro de 2011, mas a cidade ainda continua linda e ainda é sim, uma ótima opção de rota para você que quer descansar e conhecer novos lugares e pessoas. Então, vamos às considerações!

Dedo de Deus

1 – O clima. Teresópolis tem um clima muitíssimo agradável. Já morei um ano inteirinho por lá por diversas vezes e adorei até mesmo os 5 graus registrados pela  manhã no Alto, bairro conhecidíssimo de lá. Já peguei um inverno rigoroso (adoro o frio) e até mesmo no verão você consegue sair de casa sem derreter nos próximos 10 minutos…rs.

Vai um frio aí? Me preparando para ir assistir ao show do Roupa Nova em Itaipava em 2007

2 – Paisagem. A cidade que também é maravilhosa possui pontos turísticos que foram desenhados por Deus. Aliás, o Dedo de Deus é um deles. Quem sobe e desce a serra, pode contemplar aquela maravilha. Ali no Mirante do Soberbo você pode contemplar o Dedo de Deus (que tem 1.692 metros) a baía de Guanabara e a cidade de Niterói. Um espetáculo encantador. Mas não é só isso! Ainda tem diversos outros lugares para você visitar, como a Granja Comary (centro de treinamentos da seleção brasileira de futebol), a cachoeira dos frades, o parque nacional Serra dos Órgãos, a Pedra do Sino, entre diversos outros lugares apaixonantes.

Com alguns americanos em visita à Granja Comary
Mana e eu

Uma das lindas paisagens na cidade…

3 – Pessoas. Sempre me senti acolhida ali. Apesar de ser um local bem frio, sempre fui muito bem recebida. Calor humano faz bem né?  Tá que em tempos de escola eu até era um pouco “zoada” por ser do Norte e ter um sotaque meio que diferente. Mas o carinho e o respeito sempre reinaram! (abre-se agora um parênteses para dizer que estou com saudades dos amigos!).

Estadual – 2001

4 – Gastronomia. Genteeee! Comer é bom demais né? E esse também é um ponto forte da cidade. As opções gastronômicas são espetaculares. Quem não conhece os deliciosos caldos do Recanto dos Pescadores? Ou até mesmo as opções do Vagão?  Ah, a comida mexicana do Sancho Panza também é uma ótima opção viu? A Taberna Alpina…Ah…esse me traz boas recordações!!! Um dos restaurantes preferidos dos meus amados avós Marcello Vannier e Maria Alice…

Nós três em um momento de descontração no Taberna Alpina em Terê…
Recanto dos Pescadores
Encontro de amigos no Recanto dos Pescadores
Sancho Panza te oferece comida Mexicana

5 – Diversão. É uma cidade pequena, mas também tem ótimas opções para quem tem crianças. O parque de diversão do Le Canton é muito procurado. Já tive a oportunidade de conhecer e passar quase que um dia todo por lá! Foi inesquecível e todos nós voltamos a ser criança ali… Também tem o passeio do trenzinho que é um espetáculo, que sai da Ferinha do Alto. As crianças adoram tanto o passeio pela cidade quanto o show quase que “hollywoodiano” dos personagens que acompanham o trajeto.

Parc Magique, dentro do Le Canton
Cunhada e eu
Trem que sai da Feirinha do Alto
Primas se divertem em parque da feirinha
Bisavó e bisneta. Ela sempre presente em tudo!!!
Uma das atrações na feira!
Em uma praça no Alto que fui muito quando criança!

6 – Hotelaria. Os resorts e hoteis são um espetáculo. O Le Canton também é um deles. Possui um castelo de jogos, pista de gelo… Sim, eu ficaria pelo menos uma semana hospedada nesse local… Ah, também tem o Villa Nova!

Le Canton

7 – Compras. Meu senhoooorrrrr amado…. Eu fico doidinha pra atualizar meu guarda-roupas quando vou a Terê. Sim, tem muitas opções ali para compras. Além de vários shoppings (tem mais shoppings do que nossa cidade..rs) ainda temos a tão amada e conhecida Feirinha do Alto!!!! Comprar roupa com preço bom, de qualidade e super diferenciada é ali mesmo, vai por mim! Isso sem falar do artesanato local!

A fábrica da My Place fica em Teresópolis. Lá na lojinha da própria fábrica você compra roupas a um precinho mara!!!
Quando partíamos para as compras….Em outra época, também dentro da fábrica da My Place

8 – Localização. O bom de ir pra lá, é que você fica perto de tudo. Se quer ir pro Rio, vai. Se quer ir para região dos Lagos para curtir uma praia, vai também. Se quer ir pra Sampa, fácil também. Hahahahaaha.

Rio de Janeiro – 2009

 

Parte da tropa em uma das praias na região dos Lagos
Passeio em família em um shopping no Rio de Janeiro

Eu poderia ficar enumerando muitas outras coisas…né? Afinal de contas, a cidade é linda. Lugar que adotei desde criança e que sempre foi e será uma ótima opção de rota (leia-se refúgio) para mim!!! Sempre que volto de Teresópolis, chego com as forças renovadas, com o cabelo brilhando e a pele um espetáculo….kkk

Em dezembro, lá estarei eu novamente!!! Me aguardem!

Beijo Beijo.

 

Compartilhe
Tags : destaqueDicaTeresópolisTurismoViagem
Renata Vannier

The author Renata Vannier